Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Amaurose devido a encefalite por Chikungunya - Relato de caso

Fundamentação/Introdução

A febre Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus, causada pelo vírus Chikungunya, um vírus de RNA da família Togaviridae. A doença caracteristicamente se manifesta em um quadro de febre, artralgia, erupção cutânea, além de várias manifestações neurológicas como meningoencefalite, mielite dentre outras.

Objetivos

Apresentar o raro caso da literatura de amaurose secundaria à infecção por Chikungunya.

Delineamento/Métodos

Paciente J.E.M, sexo masculino, 62 anos, previamente hígido, atendido inicialmente em pronto-atendimento em Itapetininga, Bahia, com mialgia difusa, dificuldade de marcha, poliartralgia, edema de membros inferiores, turvação visual e diplopia. Foi transferido após para hospital em Vitoria da Conquista, iniciado tratamento de pneumonia e encefalite herpética (empiricamente), ainda evoluindo com rebaixamento de sensório, sendo transferido para o Centro Terapia Intensiva (CTI) de hopital em Belo Horizonte. Neste nosocômio foram realizadas pesquisas sorológicas para doenças infecto-parasitárias (zika, dengue, chikungunya, HIV, VDRL) reumatológicas, propedêuutica neurológica (ressonância de encefálo, eletroencefalograma e punção lombar), tomografia (tórax, abdômen e pelve) e Eco-transesofágico. A alteração mais expressiva se deu com sorologia para Chikungunya (IgM:5). Feita a hipótese diagnóstica de encefalite por Chikungunya, o paciente recebeu pulsoterapia e aciclovir por 3 dias e hidantal contínuo. Após 72 horas, iniciou-se melhora progressiva da resposta neurológica e saída da ventilação mecânica com retorno da respiração espontânea, o que levou à alta do CTI.

Resultados

O paciente foi mantido internado neste hospital por 139 dias com diagnóstico final de vasculite cerebral secundária a infecção por Chikungunya. Na alta o paciente apresentava melhora neurológica expressiva, decanulado, conversando com fluência, com cognição preservada, porém com perda visual total.

Conclusões/Considerações finais

A Chikungunya pode apresentar complicações neurológicas como a amaurose, ainda com casos pouco descritos na literatura. A atual expansão das arboviroses justifica a incorporação de pesquisas sorológicas na propedêutica das encefalites.

Palavras Chaves

Amaurose; Chikungunya; Encefalite; Vasculite cerebral

Área

Clínica Médica

Instituições

hospital mater dei - Minas Gerais - Brasil

Autores

daniela nascimento de sá, ana luiza lacerda bamberg, filipe rodrigues cunha, maria gabriella de oliveira cônsoli


Fechar

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017