Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA MORBIMORTALIDADE DO PACIENTE ASMÁTICO NA REGIÃO NORDESTE APÓS IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL FARMÁCIA POPULAR

Fundamentação/Introdução

A asma é um problema de saúde pública que afeta parcela significativa da população. As tendências das taxas de atendimentos e gastos financeiros por asma nos serviços de urgência, nos últimos anos, apresentou uma variação significativa. A prevenção e o controle da asma na atenção primária com a implantação do Programa Farmácia Popular, em junho de 2012, veio sob a forma de subsídio público sobre os valores dos medicamentos, tanto de controle da crise quanto de prevenção.

Objetivos

Analisar o impacto na região nordeste do programa nacional Farmácia Popular nos pacientes asmáticos no período de 2011 a 2016.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, com abordagem qualiquantitativa, utilizando dados obtidos através do DATASUS, TabNet Win32 3.0. Analisaram-se dados referentes ao número total de atendimentos, dias de hospitalização, custos por atendimentos e óbitos de pacientes asmáticos na região nordeste no período de 2011 a 2016.

Resultados

De acordo com os dados obtidos houve uma diminuição em vários aspectos analisados. No período de 2011 a 2016, o número de atendimentos diminuiu 54,9%, o que contribuiu para que o valor total gasto por ano em atendimentos passasse de 42.170.084,41 em 2011 para 19.689.883,83 em 2016, diminuindo aproximadamente 46,6%. Além disso, a permanência em dias de hospitalização também decresceu 54,3%. Somado a isso, a taxa de óbitos por asma teve uma queda significativa de 42% no período analisado.

Conclusões/Considerações finais

A implantação do Programa Farmácia Popular com distribuição de medicamentos gratuitos para asma mostrou-se extremamente positiva a partir do melhor manejo da doença, ocasionando a diminuição dos casos atendidos, os dias de hospitalização, os gastos financeiros dos setores responsáveis e, consequentemente, a redução do número de óbitos causados pela asma.

Palavras Chaves

Asma, nordeste, morbimortalidade

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Ana Maria dos Santos Goncalves, Jordan de Oliveira Sousa Guimarães, Rafael Silva Santos, Erika de Oliveira Menezes, Jessica Teles Santana


Fechar

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017